EDUCAÇÃO DO CAMPO E MEMÓRIA DE VELHOS: NAVEGANDO ENTRE O PASSADO E O PRESENTE

Ana Maria Freitas Teixeira, Alessandra Alexandre Freixo

Resumo


Resumo O artigo analisa a experiência pedagógica da Escola Família Agrícola Avani de Lima Cunha (EFA) vinculada a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Fundação APAEB-Valente-Bahia) e, mais particularmente, uma experiência de pesquisa em que a comunidade escolar da EFA, em especial docentes e alunos, atua como protagonista na reconstrução da memória coletiva das comunidades. A proposta de trabalho consiste na articulação entre as estratégias pedagógicas da EFA e a promoção do diálogo entre os alunos e os sujeitos mais velhos, numa dinâmica que viabiliza a construção da história das famílias, das comunidades, da convivência com a seca, da propriedade e da educação. Objetiva-se o reconhecimento e a incorporação dos saberes e experiências dos velhos ao processo educacional, segundo um movimento em que a comunidade escolar se apropria do conhecimento produzido em sua região e atua como produtora de novos conhecimentos colocando a escola e a educação no centro desse processo de enraizamento e pertencimento. Palavras-chave: educação no campo, pedagogia da alternância, memória coletiva. Rural education and memory of the elder: navigating between the past and present Summary The article examines the pedagogical experience of Family Farm School Avani Cunha Lima (EFA) sponsored to the Foundation for Support to Solidarity Sustainable Development and Regional Outreach Sisal (Foundation APAEB-Valente, Bahia) and, more particularly, a research experience that the EFA school community, especially teachers and students, acts as the protagonist in the reconstruction of collective memory of communities. The proposed work consists of the articulation between the teaching strategies of EFA and promoting dialogue between students and elder social agents, in a dynamic way that enables the construction of the history of families, communities, together with the drought, the property and education. Objective is the recognition and incorporation of knowledge and experience of the elder to the educational process, according to a movement in which the school community appropriates the knowledge produced in their region and acts as a producer of new knowledge by putting the school and education in the center of this process rootedness and belonging. Keywords: rural education, pedagogy of alternation, collective memory.

Palavras-chave


Currículo, Pedagogia da Alternância; Memória coletiva

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