FORMAÇÃO PROFISSIONAL: representações de professores formados em serviço

Emmanuel Ribeiro Cunha, Pedro Franco de Sá, Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva, Luzia Maciel Cascaes

Resumo


O artigo apresenta resultados de pesquisa descritiva realizada com professores egressos de cursos de licenciatura formados em serviço. Procurou-se respostas para o seguinte questionamento: como os professores que concluíram os cursos de Pedagogia, Letras e Matemática, do Programa Especial de Interiorização das Licenciaturas da UNAMA, no período de 2000-2002, avaliam a formação recebida? Ancorou-se nas idéias de Nóvoa (1992), Veiga (2002) e Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004) sobre formação de professores e de Tardif, Lessard e Lahaye (1991), Gauthier et al (1998) e Tardif (2000) sobre os saberes dos professores. O formulário e a entrevista com grupo focal foram os instrumentos de construção de dados. Os resultados apontam que ao contrário dos cursos que tem dificuldade em formar bem o professor, os cursos ofertados pelo Programa apresentaram boa qualidade, mesmo considerando as dificuldades inerentes à formação em serviço.

Palavras-chave


Formação de professores; Formação em serviço; Licenciaturas; Desempenho docente

Texto completo:

PDF


Direitos autorais