• Resumo

    AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

    Data de publicação: 16/04/2012
    O presente trabalho é resultado de pesquisa, tendo por foco a aprendizagem colaborativa. A investigação se deu em uma instituição de ensino da rede pública municipal de Cuiabá. Com base em reflexões sobre aprendizagem colaborativa e as tecnologias da informação e comunicação buscou-se referenciar análises sobre o como as escolas se apropriam desses recursos. A pesquisa tem abordagem qualitativa com a utilização de questionários fechados e abertos, observação de uma turma de alunos do 9º ano do ensino fundamental, além de entrevista com um dos professores da escola pesquisada. A análise dos dados evidenciou que os sujeitos relevam o uso das tecnologias da informação e comunicação na prática docente e na escola, sem indicações, contudo, de compreensão mais extensa sobre outras possibilidades que não o trabalho colaborativo, motivado pela integração proporcionada quando do uso do laboratório de informática. Importante frisar que mais que a integração “via” laboratório a proposta pedagógica da escola foi fator fundamental para o envolvimento dos alunos em trabalho diferenciado de uso das tecnologias da informação e comunicação.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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