“PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO DO FUTURO”: a atualidade das reflexões de Pierre Bourdieu sobre a Educação

Cristina Carta Cardoso de Medeiros

Resumo


O presente texto tem por objetivo realizar apontamentos sobre o sociólogo francês Pierre Bourdieu e sobre uma de suas importantes contribuições para a reflexão do sistema de ensino, a saber, sua participação na redação do relatório “Propositions pour l’enseignement de l’avenir”. O ensaio que aqui se apresenta se torna significativo por dois motivos. O primeiro é pela possibilidade de sugerir/provocar uma releitura das obras de Pierre Bourdieu, destacando sua contribuição incontornável para a Sociologia da Educação. O segundo motivo é pelo teor do relatório citado que aborda as práticas educacionais e o desenvolvimento da organização do sistema educacional. Finaliza-se este artigo recuperando a importância da formulação de planos de ação para o sistema de ensino que, de forma constante, deveriam promover reflexões sobre a Educação. Longe de se tornarem projetos de reforma, tais planos poderiam ser um produto para inspirar e promover outras reflexões e ações educativas a partir de pesquisas ou de políticas públicas.

Palavras-chave


Pierre Bourdieu; Sociologia da Educação; Relatório

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