• Resumo

    “PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO DO FUTURO”: a atualidade das reflexões de Pierre Bourdieu sobre a Educação

    Data de publicação: 16/03/2011
    O presente texto tem por objetivo realizar apontamentos sobre o sociólogo francês Pierre Bourdieu e sobre uma de suas importantes contribuições para a reflexão do sistema de ensino, a saber, sua participação na redação do relatório “Propositions pour l’enseignement de l’avenir”. O ensaio que aqui se apresenta se torna significativo por dois motivos. O primeiro é pela possibilidade de sugerir/provocar uma releitura das obras de Pierre Bourdieu, destacando sua contribuição incontornável para a Sociologia da Educação. O segundo motivo é pelo teor do relatório citado que aborda as práticas educacionais e o desenvolvimento da organização do sistema educacional. Finaliza-se este artigo recuperando a importância da formulação de planos de ação para o sistema de ensino que, de forma constante, deveriam promover reflexões sobre a Educação. Longe de se tornarem projetos de reforma, tais planos poderiam ser um produto para inspirar e promover outras reflexões e ações educativas a partir de pesquisas ou de políticas públicas.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal