ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: mapeamento e análise de dissertações e teses

Dirléia Fanfa Sarmento, Gilberto Ferreira da Silva, Evaldo Luis Pauly

Resumo


O artigo apresenta os principais resultados de uma revisão preliminar de dissertações e teses sobre o ensino fundamental de nove anos defendidas entre os anos de 2006 a 2009. Para a localização das dissertações e teses consultou-se o Banco de Teses da CAPES tomando por referência o descritor ensino fundamental de nove anos. Recorre-se à análise de conteúdo para explorar o material, a qual permitiu a identificação de um conjunto de eixos temáticos, servindo como condutores para a construção da análise que se apresenta. Dentre as diversas questões observadas, salienta-se a carência de pesquisas que sinalizem para práticas bem sucedidas no processo de implantação do ensino fundamental de nove anos o que poderia servir como referência e ou ponto de partida para a proposição de propostas que contribuam para qualificar o ensino fundamental.

Palavras-chave


Ensino Fundamental de Nove Anos; Políticas Públicas; Revisão de Literatura

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