CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MIDIÁTICOS: POSSIBILIDADES E LIMITES

Marcia Reami Pechula, Lucimara Del Pozzo, Carlos Henrique Bocanegra

Resumo


Os especialistas da área de ensino de Ciências Naturais têm avaliado criticamente o uso dos livros didáticos, apontando os seus problemas e limites. Em contrapartida, há uma ampla defesa quanto ao uso de materiais oriundos de outros veículos, tais como as mídias de divulgação científica, museus e feiras de ciências. Considerando esses aspectos, este trabalho divide-se em três etapas. Primeiramente, é feita uma breve apresentação abordando as discussões teóricas elaboradas pelos especialistas da área do ensino de Ciências relativamente à função do conhecimento científico na educação. Na segunda etapa analisa-se a função dos livros didáticos para o ensino de Ciências Naturais e, na terceira etapa, são levantados aspectos relevantes a respeito da divulgação científica.

Palavras-chave


Ensino de Ciências Naturais, educação e mídia.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais