• Resumo

    A INVISIBILIDADE DA EXCLUSÃO

    Data de publicação: 06/10/2011
    Este trabalho trata de questões referentes ao direito à diferença, à diversidade e aos processos de exclusão/inclusão escolar. Mais especificamente, a invisibilidade dos processos de exclusão escolar social sofrido pelo/a aluno/a trabalhador/a infantil na escola do meio rural, assim como em processos de formação profissional, quando o/a mesmo/a, apesar das dificuldades enfrentadas, deslocam-se de seus contextos produtivos e culturais e, matriculam-se em cursos técnicos de escolas urbanas. Trata-se dos temas mencionados a partir de dois estudos, já realizados: o primeiro sobre a relação entre trabalho e processo de escolarização do aluno trabalhador infantil do meio rural e, o segundo, sobre as representações docentes acerca dos/as alunos/as oriundos do meio rural de um curso técnico médio – modalidade integrada, em agropecuária, oferecido por um Campus de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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