ESTRATÉGIAS VOCAIS PARA O SUCESSO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Malak Moustapha Sabeur

Resumo


O presente artigo pretende assinalar o uso consciente da voz do professor de francês como língua estrangeira. Respondendo a questões gerais (escritas e orais) que dizem respeito à prática pedagógica, os professores libaneses atestam estratégias essencialmente prosódicas, que chamam a atençãos dos alunos e os colocam em face a vários obstáculos. Esta abordagem tem por corpus o discurso sobre a prática que se inscreve no trabalho dirigido por F. Cicurel (2004), no grupo de pesquisa DILTEC, e nosso trabalho se distingue pelo estudo do grau de consciência dos professores acerca do uso de sua voz para o sucesso de seus cursos. As teorias dizem respeito à fonética, à didática e à sociologia. As intencões de comunicação dos professores (de se fazer entender, motivar a falar, fazer compreender a mensagem, etc.) estão intimamente relacionadas a sua maneira de falar. É nesta perspectiva que este artigo propõe uma nova dimensão de pesquisa sobre as estratégias de voz dos professores na motivação dos alunos.

Palavras-chave


Ensino da língua francesa para estrangeiros. Estratégias vocais. Estratégias de ensino.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais