ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: POR ENTRE POLÍTICAS, PRÁTICAS E CURRÍCULO – UM ESPAÇOTEMPO DE INCLUSÃO?

Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Marcia Denise Pletsh, Fabiany Tavares Silva

Resumo


O presente texto apresenta algumas reflexões sobre o Atendimento Educacional Especializado, focalizando especificamente, algumas preocupações curriculares. Para tanto, o texto apresenta resultados de investigações realizadas pelas autoras. Com base nesses estudos discute as proposições políticas que deram origem ao Atendimento Educacional Especializado e as implantações de tal serviço nas escolas. Em especial, aborda-se a necessária relação entre currículo escolar e Atendimento Educacional Especializado. Para isso, discutimos o próprio conceito desse modelo de apoio e as implicações para o currículo escolar da classe comum de ensino. Na esteira desses argumentos, os resultados de pesquisa apontam a estrutura rígida do currículo escolar e o pouco impacto dos atendimentos especializados nos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula.

Palavras-chave


Atendimento Educacional Especializado, Currículo, Políticas Currículares.

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