• Resumo

    UMA RACIONALIDADE DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: TECNOLOGIAS E APRENDIZAGENS

    Data de publicação: 16/04/2012
    Este artigo objetiva problematizar as TIC aplicadas à educação como uma racionalidade didática na formação docente. Especificamente, busca-se compreender a inserção das tecnologias da informação e da comunicação na formação de educadores especiais, num curso na modalidade a distância, por meio da disciplina “Informática na Educação Especial”, bem como discutir a presença de uma racionalidade didática na formação desses docentes. Para tal, percorre-se um caminho investigativo vinculado aos Estudos Foucaultianos em Educação. Na análise e na discussão dos dados, utiliza-se o material didático do Curso em questão e algumas atividades desenvolvidas com os/as alunos/as, constituindo, por isso, as unidades analíticas: a) as tecnologias como um imperativo das políticas de governo na formação docente; b) as tecnologias para aprender; c) as tecnologias para a produção dos sujeitos da aprendizagem. Essas unidades analíticas permitem considerar as TIC aplicadas à educação, especialmente pelo entendimento de recursos metodológicos e de recursos tecnológicos, como uma racionalidade didática na formação docente.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal