• Resumo

    EDUCAÇÃO E ICONOGRAFIA MEDIEVAL: ROSTO DE CRISTO DE COPPO DI MARCOVALDO E GIOTTO DI BONDONE

    Data de publicação: 06/11/2012
    Educação e Iconografia Medieval: Rosto de Cristo de Coppo di Marcovaldo e Giotto di Bondone Resumo: O objetivo deste texto é analisar as pinturas do rosto de Cristo dos artistas Coppo di Marcovaldo e Giotto di Bondone. As reflexões são norteadas pelo pensamento de que a arte constitui-se como uma forma de conhecimento que estabelece uma relação entre a realidade externa e a subjetividade do artista; assim, as mudanças sociais são registradas nas criações artísticas. Este texto será elaborado por meio da relação entre autores escolásticos e os artistas. A sensibilidade da obra de Coppo di Marcovaldo será relacionada a escritos de Anselmo de Bec. A concretude do homem na pintura de Giotto de Bondone estará associada a reflexões de Tomás de Aquino. Por meio da realização da análise iconográfica percebermos que Marcovaldo apresenta um Cristo com fortes características de sofrimento, o que pode ser entendido como valorização do aspecto sensível da humanidade, o aproximando do pensamento de Anselmo. Já Giotto cria um Cristo com características humanas, mas sem o apelo sentimental, o que o aproxima de Tomas de Aquino. Desse modo, o Cristo de Marcovaldo e de Giotto expressam as mudanças que ocorreram na arte e o constante movimento na forma de pensar e compreender o mundo que forma a história. Para nós, é nessa imbricada relação entre as mudanças nas relações sociais, expressas em obras dos autores escolásticos, e a suas manifestações na iconografia, que verificamos o amalgama existente entre a subjetividade artística e a formação/educação dos homens. Palavras-chave: História da Educação; Iconografia medieval; Escolástica. Rosto de Cristo. Abstract: This text aim is to analyse the paintings of Christ's face artists and Coppo di Marcovaldo and Gitto de Bandone. The reflections are guided by the thought that art is as a form of knowledge that establishes a relationship between external reality and the subjectivity of the artist, so the social changes are recorded in artistic creations. This text will be drawn up by the relationship between scholars authors and artists. The sensitivity of the work of Coppo di Marcovaldo will be related between the writings of Anselm de Bec. The concretness of man u nthe painting of Gitto Bondone will be associated with thoughts of Thomas Aquinas. Through the analysis we can realize that iconographic Marcovaldo presents Christ with a strong characteristic of suffering, which can be understood as enhancement of sensitive aspect of humanity, toward the thought of Anselm. Then Giotto creates a Christ with human characteristics, but without the big sentimental appeal, approaching with the Thomas Aquinas ones. Thus, the Christ of Marcovaldo and Giotto express the changes that have occurred in art and the constant movement in the way of thinking and understand the world that makes the history. For us, it is in this intertqined relationship in the social relations, expressed in works of the scholars authors and at your iconographic manifestations, found that the amalgam between the artistic subjectivity and training / education of men. Keywords: History of Education, Medieval Iconography; Face of Christ

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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