Formação em Grupos na Perspectiva de Desenvolvimento Profissional: Professores Experientes e Iniciantes de Matemática

Renata Prenstteter Gama

Resumo


O artigo tem como objetivos descrever e analisar práticas e/ou dinâmicas desenvolvidas no processo de formação contínua de professores de matemática em grupos na perspectiva de desenvolvimento profissional e identificar as características dos professores experientes e iniciantes nesse processo. Os aspectos teóricos que embasam a problemática do estudo abordam, de um lado, aprendizagens docentes e, de outro, o processo de desenvolvimento profissional docente. Os grupos e os sujeitos foram identificados através de questionário inicial. Para aprofundar a pesquisa, tendo por base uma abordagem qualitativa e interpretativa, foram utilizados: entrevistas, observações de aulas e de reuniões dos grupos, registros virtuais e publicações dos grupos e dos iniciantes. Para a análise foi utilizada a técnica de triangulação dos dados cruzando-se os dados entre si e, posteriormente, com a literatura. Os resultados apontam que os professores participam de forma distinta e dão contribuições específicas dentro dos grupos em relação à fase da carreira em que se encontram. Os professores iniciantes, normalmente periféricos aos grupos, desempenham um papel importante para novos olhares e para a manutenção das práticas internas.

Palavras-chave


Formação de Professores; Desenvolvimento Profissional; Grupos colaborativos

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DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v13n1.p24-32

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