A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: COMO FAZER ISTO NA UNIVERSIDADE?

Judith Martinez Royert, Vera Lucia Felicetti

Resumo


A avaliação da aprendizagem no contexto educacional necessita ser desenvolvida como uma prática contínua e variada. Neste artigo, observamos como os estudantes pensam que poderiam ser avaliados por seus professores na universidade. Nós usamos a abordagem qualitativa de dados com enfoque na análise textual. Participaram da pesquisa 76 alunos de uma universidade da Colômbia que responderam a pergunta: Dado o seu estilo de aprendizagem, como você acha que deveria ser avaliado? Os resultados da análise mostraram que os alunos gostariam de ser avaliados de acordo suas maneiras próprias de aprender ou de acordo com seus estilos de aprendizagem, promovendo o pensamento criativo, reflexivo, crítico e complexo para que ele atinja uma aprendizagem para a vida.

Palavras-chave


Aprendizagem; Avaliação; Estilos de aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v13n3.p207-213

Direitos autorais