CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DO PROFESSOR QUE FAVORECEM A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Gislaine Semcovici Nozi, Célia Regina Vitaliano

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo identificar por meio de uma análise documental, características pessoais do professor que favorecem a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Para tanto, realizamos o levantamento das fontes informacionais em teses e dissertações da área de Educação e Educação Especial, disponíveis no Banco de Teses da Capes que foram defendidas entre os anos de 2005 a 2010. Os resultados indicaram que a reflexão sobre a própria prática, a criticidade, a autonomia, a criatividade, a flexibilidade e o autoconhecimento, são características que compõem o perfil de um professor mais inclusivo. Consideramos que essas são características pessoais necessárias a todos os professores e não apenas aos professores que atendem no espaço escolar os alunos com NEE.

Palavras-chave


Educação Inclusiva; Necessidades Educacionais Especiais; Características pessoais do professor.

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DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p367-383

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