• Resumo

    A apropriação da atividade no processo de ensinar e aprender a fazer renda de bilro

    Data de publicação: 30/07/2008
    O presente trabalho teve por objetivo estudar a produção e apropriação da significação da atividade no processo de ensinar e aprender a renda de bilro. Para tanto, a análise da trama dialógica e dialética que caracteriza as relações sociais ganhou destaque, na medida em que nos pautamos no pressuposto de que as atividades humanas imprimem marcas, em maior ou em menor grau, nos sujeitos que as engendram, dependendo das significações socialmente produzidas e particularmente apropriadas.Os dados aqui analisados consistiram em episódio obtido via filmagem, no contexto de sala de aula. Os signos mediadores utilizados, tanto pelo sujeito que assumia a tarefa de ensinar quanto pela aluna envolvidas na tarefa de aprender a confeccionar a renda de bilro, constituíram-se como foco das atenções. A análise do episódio selecionado, realizada à luz dos aportes teóricos de L. S. Vygotski, possibilitou constatar diferenças no processo de apropriação, resultando, ou em apropriação da(s) ação(ões), ou em apropriação da atividade em si. Essas diferenças, por sua vez, referem-se às distintas formas pelas quais os sujeitos utilizam os signos como mediadores de suas próprias atividades, o que caracteriza o psiquismo humano enquanto semioticamente mediado.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal