CONTEXTOS E AGENDAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: UM ESTUDO DE CASO LONGITUDINAL

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Valdocir Antonio Esquinsani

Resumo


O texto relata um estudo de caso descritivo com base longitudinal, que incidiu sobre os contextos e agendas de formação docente continuada para professores da educação básica, sob o foco de uma rede pública municipal de ensino do interior sul-rio-grandense, ao longo de 24 anos. Disposto a partir de uma pesquisa qualitativa assentada em exame documental, o texto propõe uma análise acerca das tendências e contextos de formação continuada empenhadas historicamente nesta rede, entre 1989 a 2012. Como conclusão, é possível afirmar que houve - de acordo com o desenrolar de contextos históricos e conjunturais -, a organização de agendas distintas para a formação docente continuada que, epistemologicamente, ora se apoiou em projetos estruturados e com perspectivas de transformação da ação pedagógica, ora em ações de curta duração, restritas a práticas formativas pontuais.

Palavras-chave


Formação Docente Continuada; Educação Básica; Estudo de caso

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DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p306-321

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