A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM ECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Juliana Aquino Machado, Maria Angela Mattar Yunes, Gilberto Ferreira da Silva

Resumo


O presente artigo, de caráter reflexivo, busca compreender a formação continuada de professores a partir da abordagem ecológica de desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner. Discute o profissional da formação continuada em serviço, no ambiente escolar e em outros contextos implicados no processo de desenvolvimento humano e de formação, dentre os quais se destaca a escola. Neste sentido, pensar a formação continuada realizada em serviço, levando em conta tais conceitos da perspectiva sistêmica, implica entender o espaço escolar não apenas como um espaço de participação, mas de múltiplas interações e de diálogos em constante construção que geram influências no processo de desenvolvimento humano. Conclui-se, portanto, que o olhar ecológico auxilia a implementar o alcance da formação continuada dos educadores em serviço, valorizando o profissional em formação tanto no seu contexto proximal como nos outros diferentes processos que emergem das interações cotidianas.

Palavras-chave


Formação continuada de professores. Abordagem ecológica. Desenvolvimento humano.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n3.p512-526

Direitos autorais