DA ANÁLISE TEXTUAL À COMPREENSÃO DE SIGNIFICADOS: FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA COLÔMBIA

Adriana Pineda Robayo, Célia de Fátima Rosa da Veiga, Vera Lucia Felicetti

Resumo


Atualmente, a Colômbia possui compromissos internacionais de cumprimento obrigatório da questão da atenção integral na educação infantil. Neste sentido, a proposta de pesquisa que inspira esta análise qualitativa objetiva reorientar a perspectiva pedagógica no marco da Política de Atenção Integral na Educação Infantil, de modo que responda à necessidade de articular e unificar critérios em torno a uma rota de formação integral do docente que seja coerente com as características e necessidades psicoafetivas das crianças. Este trabalho baseia-se em uma abordagem preliminar aos agentes educacionais de três diferentes regiões do país quanto à sua opinião pessoal sobre a pergunta: Como o programa de educação e desenvolvimento humano psicoafetivo Pisotón fortaleceu sua proposta pedagógica? Os resultados evidenciam a consolidação da categoria Inteligência Intrapessoal, a qual está relacionada com a capacidade do indivíduo de identificar-se internamente e, assim, obter uma percepção mais ampla de sua vida emocional, seus sentimentos e suas emoções, categorizá- los e ordená-los para interpretar e orientar sua ação.

Palavras-chave


Educação infantil; Formação Docente; Inteligência Intrapessoal.

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DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n1.p29-43

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