• Resumo

    OCORRÊNCIA DE ARTIGOS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS A RESPEITO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A ATUAÇÃO COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

    Data de publicação: 06/06/2014
    A formação continuada de professores para atuação com crianças com deficiência é um tema presente na literatura, pois é um dos aspectos fundamentais para efetivação da inclusão educacional. Entretanto, encontram-se estudos voltados, em sua maioria, particularmente, para a capacitação de professores do Ensino Fundamental. Com esse panorama, esta pesquisa teve como objetivo identificar a ocorrência de artigos cujo objetivo central é a formação continuada de professores de Educação Infantil para a atuação com crianças com deficiência e qual a metodologia utilizada nos programas de formação continuada dessas pesquisas, no período de 1990 a 2012, nos seguintes periódicos: Educação e Pesquisa (USP), Revista Psicologia Escolar e Educacional, Pro-Posições (Unicamp), Revista Brasileira de Educação Especial e Revista Educação Especial (UFSM). Após a seleção dos periódicos, foram lidos todos os títulos dos artigos no período considerado. Após a busca pelos artigos, foram lidos os textos completos dos artigos encontrados e analisados de acordo com o objetivo deste artigo. Os resultados indicaram que, no período analisado e com base nos periódicos eleitos para investigação, não há nenhum artigo específico sobre formação continuada para atuação com crianças com deficiência na Educação Infantil. No entanto, foram encontrados artigos que tratam do tema. Esta pesquisa bibliográfica reforça a importância de ampliar as pesquisas acerca do tema para se aprofundar os conhecimentos na área, especialmente aqueles que contribuem para a formação de professores da e para a Educação Infantil.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal