FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: NECESSIDADES FORMATIVAS

Mônica Schüler Menslin, Márcia de Souza Hobold

Resumo


Este artigo corresponde a uma pesquisa sobre o desenvolvimento profissional docente e as contribuições da formação continuada, desenvolvida com professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Trata de discussões sobre formação continuada como uma das vertentes (e não a única) para o desenvolvimento profissional e teve como objetivo conhecer as necessidades dos professores em relação à formação continuada. A abordagem que alicerçou a análise dos dados desta pesquisa é qualitativa, utilizando o questionário como instrumento para coleta de dados. Para a análise e a discussão dos dados, contou-se, principalmente, com as contribuições teóricas de Marcelo Garcia (1999; 2009), Formosinho (2009), Cochran-Smith & Lytle e Imbernón (2004, 2010). Os dados obtidos, juntamente aos professores, constituíram a categoria que será apresentada e discutida neste trabalho: necessidades formativas dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram para a necessidade de planejamento e desenvolvimento de ações compartilhadas de formação continuada, além do desenvolvimento de ações formativas em rede ou comunidades de aprendizagem. Os dados ainda possibilitaram a realização de algumas proposições para o aprimoramento das ações de formação continuada de professores dos anos finais.

Palavras-chave


Formação continuada de professores. Desenvolvimento profissional docente. Ensino Fundamental.

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DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n3.p495-511

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