CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO NO BRASIL

Dynara Martinez Silveira, Conceição Paludo

Resumo


Este ensaio tem como objetivo contribuir com a historiografia da Educação Infantil do Campo no Brasil. Para tanto, retomou-se a constituição da Educação Infantil até a sua emergência no Campo, que foi grandemente impulsionada pelo movimento dos Movimentos Sociais do Campo, notadamente o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, na luta pelo direito à Educação. Após o estudo bibliográfico realizado, conclui-se que a Educação Infantil do Campo foi fortemente impulsionada pela Educação Infantil e pela Educação do Campo; assim como pelo avanço do capitalismo, pelo alastramento da consciência do direito à educação e pelo esquecimento de efetivação a que foi submetida, por parte da política pública. Conclui-se, também, que há um vínculo existente entre a Educação do Campo, a Educação Infantil do Campo e outra proposição de campo, como espaço/lugar de produção de vida.

Palavras-chave


Educação Infantil do Campo; Educação do Campo; Movimentos Sociais

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DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n1.p170-185

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