APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA ALFABETIZADORA: DESAFIOS À FORMAÇÃO

Doris Pires Vargas Bolzan, Silvana Martins de Freitas Millani

Resumo


Este trabalho apresenta reflexões sobre a formação docente no contexto da alfabetização. O recorte do estudo é decorrente de uma pesquisa sociocultural de cunho narrativo desenvolvida com professoras alfabetizadoras. A partir destas considerações, pretende-se destacar elementos envolvidos no processo de construção da prática alfabetizadora, bem como refletir sobre a formação docente nesse contexto educacional. Neste sentido, é possível compreender, a partir da atividade de pesquisa desenvolvida, que a aprendizagem docente alfabetizadora constitui-se na relação teórico-prática, tendo a reflexão e o trabalho compartilhados como aspectos fundamentais deste processo. A escola é entendida, portanto, como lugar de possibilidades em relação à formação docente, espaço no qual os professores podem se reconhecer e ser reconhecidos como produtores de conhecimento.

Palavras-chave


Aprendizagem docente; docência alfabetizadora; formação docente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v13n3.p186-194

Direitos autorais