ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO E IDENTIDADE DOCENTE

Paulo Fossatti, Suzana Trevisan

Resumo


O presente artigo tem por objetivo revisar a literatura voltada para a construção da identidade docente dos professores brasileiros do Ensino Superior Tecnológico que não possuem formação específica voltada para a docência. Além da legislação brasileira, a pesquisa centra-se nos pressupostos do Construtivismo Piagetiano, pela reflexão de Paulo Freire na construção crítica do conhecimento e pela problematização dos saberes docentes à luz de Tardif. Os achados da pesquisa sinalizam para a construção de uma identidade docente pautada na construção do conhecimento; na formação inicial e continuada do professor; na vivência dos saberes docentes defendidos por Tardif; no resgate histórico da Educação Profissional e das diretrizes para a Educação Superior Tecnológica brasileira.

Palavras-chave


Identidade docente. Saberes Docentes. Ensino Superior Tecnológico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n3.p569-585

Direitos autorais