UM ESTUDO SOBRE AS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO NA PESQUISA E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA DOS ALUNOS DE DOUTORADO DURANTE A ORIENTAÇÃO

David López Aguilar, Manuel Delgado García, Juan Llanes Ordóñez, Roberto Franchy Hernández

Resumo


O objetivo deste trabalho foi analisar as necessidades de investigação e de formação docente que os estudantes de doutoramento manifestam. Se uma das saídas profissionais destes estudantes é a docência universitária, será necessário desenvolver competências respeitantes a este âmbito profissional: a docência e a investigação. Por meio de uma metodologia mista, foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas a estudantes de doutorado no território espanhol para analisar: necessidades de formação em docência e investigação (1); necessidade de participação em projetos de investigação (2); e ajudas e apoios necessários durante o período de formação (3). Os resultados principais revelam que os estudantes desenvolvem competências para a investigação e com menor ênfase na docência. Assim, torna-se necessário estabelecer um modelo integral de formação nos programas de doutoramento para preparar e adequar os estudantes para a transição para o seu futuro profissional.

Palavras-chave


Necessidades de formação; Desenvolvimento profissional; Doutorandos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v14n2.p241-258

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