A DIMENSÃO NÃO VERBAL NO LIVRO LITERÁRIO PARA CRIANÇA

Flávia Brocchetto Ramos, Ana Paula Mathias de Paiva

Resumo


O livro de literatura infantil pode ser caracterizado pela presença marcante da visualidade aliada ou não à palavra. Este o artigo apresenta alguns aspectos da história do livro infantil até chegar o livro infantil moderno, cuja materialidade e outros aspectos são apontados para discutir a dimensão visual de obras que são produzidas e circulam entre as crianças. Como objeto de estudo, tomaram-se obras selecionadas para a Educação Infantil pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE, 2014), a fim de realizar um estudo descritivo e exploratório. Objetiva-se com o artigo contribuir para pensar acerca da constituição desses objetos culturais e ainda difundir a prática da leitura como brincadeira. Por fim, são apresentadas estratégias possíveis de serem empregadas com crianças desse nível de ensino.

Palavras-chave


Literature; Children’s book; Mediation; PNBE.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v14n3.p425-447

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