FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE À CRISE DA EDUCAÇÃO NACIONAL: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Terezinha Oliveira

Resumo


Nesse texto buscamos tratar do Projeto Político-Pedagógico (PPP) em seus aspectos fundamentais. Consideramos que uma das premissas para sua elaboração é o reconhecimento dos problemas que devem ser enfrentados e das condições reais de trabalho das instituições educacionais. Nesse sentido, a reflexão sobre o PPP pressupõe sua relação harmônica com o Currículo, pois o planejamento sustentado na realidade deve gerar, necessariamente, encaminhamentos e conteúdos que serão a base para as atividades educativas. Analisamos, assim, algumas avaliações nacionais e internacionais que revelam o atual cenário da educação nacional e estabelecemos alguns dos princípios e dos valores que consideramos norteadores das práticas educacionais. Buscamos alinhar essas noções com o ensino que resulta tanto na formação do professor quanto na formação da Educação Básica, pois acreditamos que ambas estão entrelaçadas. Salientamos que nossa reflexão possui como fio condutor o postulado de que o conhecimento é a essência da formação e do trabalho docente.

Palavras-chave


Conhecimento. Formação docente. Planejamento.

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DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n3.p601-617

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