• Resumo

    AVALIANDO COMPROMISSOS COM A SUSTENTABILIDADE E A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: O CASO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

    Data de publicação: 07/08/2015

    Este artigo apresenta os resultados do diagnóstico de avaliação de políticas de sustentabilidade da Red de Indicadores de Universidades Sostenibles (RISU), na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina. Traça um panorama da articulação de pesquisadores de redes nacionais e internacionais sobre a temática da sustentabilidade na Educação Superior. Apresenta a trajetória e o desdobramento das ações realizadas na Universidade do Vale do Itajaí no diagnóstico de indícios de ambientalização em seus cursos de graduação e de estratégias e práticas sustentáveis e de responsabilidade socioambiental na instituição. Destaca a participação na organização em seminários nacionais e fóruns internacionais sobre o tema, com redes nacionais e internacionais que participam da ARIUSA, como também na coordenação e articulação das 13 Instituições de Educação Superior do Brasil que participaram do projeto. O enfoque metodológico utilizado foi de cunho quanti-qualitativo, com a aplicação de questionário com 114 indicadores distribuídos em 11 dimensões sobre a possibilidade de aplicação da sustentabilidade e da responsabilidade social nas universidades. Como resultados, a análise apontou fragilidades que dizem respeito aos indicadores de sustentabilidade na dimensão da docência, principalmente quanto à avaliação da aprendizagem e uma metodologia para verificar a incorporação da sustentabilidade nas disciplinas. A universidade destacou-se principalmente nas dimensões da sensibilização e da participação – Extensão/ Ensino e da Responsabilidade Socioambiental. Ainda, no âmbito institucional, destacam-se a formulação e os subsídios para o Programa UNIVALI Sustentável e a revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Conclui-se identificando alguns desafios que exigem um compromisso das IES no Brasil na transição e na incorporação da cultura da sustentabilidade como política efetiva.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal