• Resumo

    O PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE: A APLICAÇÃO DE UM SISTEMA DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE

    Data de publicação: 07/08/2015

    Objetivando contribuir com os processos de ambientalização nas Instituições de Educação Superior (IES), este artigo apresenta uma das etapas deste processo no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE: a aplicação de um sistema de indicadores de sustentabilidade, proporcionada pela participação no projeto Definición de indicadores de evaluación de la sustentabilidad en Universidades Latinoamericanas, um projeto da Red de Indicadores de Sostenibilidad Universitaria (RISU). Referido projeto tinha por objetivo principal a aplicação de um sistema de indicadores que permitisse avaliar os compromissos com as dimensões da sustentabilidade nas universidades, propiciando a reflexão sobre suas fragilidades ou potencialidades na inserção desta temática. Na UNIFEBE, a pesquisa caracterizou-se pelo enfoque quanti-qualitativo com a realização de entrevistas, aplicando um questionário composto por 114 indicadores de sustentabilidade. O processo desencadeado pela realização desta investigação e seus resultados permitiram identificar indícios da incorporação das dimensões da sustentabilidade na gestão, no ensino, na pesquisa e na extensão, bem como as fragilidades, as dificuldades e os desafios frente à necessidade desta inserção. Ele também impulsionou alguns avanços no processo de ambientalização, tais como: ampliação da discussão dessa temática na IES, com o fortalecimento da parceria, da integração e da colaboração entre gestores, docentes, colaboradores e acadêmicos em prol da construção da Política de Ambientalização e a aprovação de seu Regulamento. Consideramos o sistema de indicadores proposto pelo projeto da RISU uma ferramenta imprescindível na construção de Políticas Institucionais de Ambientalização e Sustentabilidade nas IES.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal