Práticas interdisciplinares: o projeto "natureza" no ensino fundamental e médio do Colégio Geração

Estela Maris Giordani, Wilson Fernandes, Renato Schultz

Resumo


O escopo deste trabalho foi investigar as barreiras e os resultados obtidos na experiência pedagógica desenvolvida no LACIMAR (Laboratório de Ciências do Mar), durante os últimos dois anos, no Colégio Geração de Florianópolis, abrangendo o ensino fundamental e médio. A experiência pedagógica foi conduzida através de princípios interdisciplinares e buscou gerar, no interior do espaço escolar, aberturas em relação à aprendizagem dos professores e dos alunos. A análise da experiência foi conduzida a partir dos critérios desenvolvidos por Piaget (1973a), Fazenda (1995; 1994; 1991), Japiassu (1976) e Giordani (2000). A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa e teve, em seu desenvolvimento, dois grupos envolvidos tanto nas atividades de pesquisa quanto na execução da experiência educativa. Em termos de resultados, observou-se que o projeto enfrentou, para a sua implementação, algumas barreiras psicossociológicas, epistemológicas e culturais. Em relação à implementação da dimensão interdisciplinar nas práticas pedagógicas, observaram-se, particularmente, alguns limites, mas também foi possível identificar as potencialidades geradoras de transformações, seja nas práticas pedagógicas seja nos próprios sujeitos das experiências.

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