• Resumo

    O projeto Efective Early Learning: avaliando e aperfeiçoando a qualidade de aprendizagem nas instituições de educação infantil

    Data de publicação:
    O Projeto Efective Early Learning (EEL) é uma iniciativa internacional de pesquisa e desenvolvimento de programas, já bem estabelecida, cujo objetivo é avaliar e melhorar a qualidade da educação infantil numa grande variedade de instituições, no Reino Unido, Holanda e Portugal. Este artigo descreve como o Programa de Avaliação e Melhoria da Qualidade EEL funciona através de um processo de quatro etapas de avaliação, planejamento da ação, melhoria e reflexão. São identificados os fatores que asseguram sua implementação eficiente e é destacada a importância da capacitação, dos conselheiros externos e do apoio contínuo às instituições envolvidos no processo. Também são apontados os benefícios do programa, tanto para os responsáveis pela elaboração de políticas como para os professores. O artigo segue descrevendo os resultados de uma pesquisa sobre a qualidade da interação adulto-crianças, que foi conduzida no Reino Unido como parte do projeto, nas diversas instituições participantes. Há evidências de que existe uma variabilidade na qualidade das interações dos adultos, não só entre os setores privado, público e terceiro setor, mas também dentro de cada setor, sendo que as instituições do setor público revelaram padrões mais altos de qualidade. Entretanto, a pesquisa sugere que os educadores diretamente envolvidos na busca da melhoria da qualidade podem lidar eficientemente com esta variabilidade, à medida que se tornam capazes de gerar uma prática investigativa, ao invés de uma prática intuitiva. Finalmente, o artigo fornece algumas reflexões sobre as lições aprendidas, para aqueles que se preocupam com a melhoria da qualidade dos serviços de educação infantil no Reino Unido e em outros locais e evidencia a eficiência, para a melhoria e manutenção da qualidade, da avaliação realizada pelos próprios educadores.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal