Formação de professores e políticas educacionais

Marcia Regina Selpa Andrade

Resumo


A temática deste trabalho está relacionada à formação de professores, referente às propostas que vêm sendo desenvolvidas no contexto educacional brasileiro, entre elas, as da Rede Municipal de Blumenau pela Secretaria Municipal de Educação. Pretende-se discutir, a partir da pesquisa realizada sobre as concepções que determinam as propostas de organização do trabalho escolar por ciclos de formação no Brasil, a implementação de uma política de formação para os educadores da Infância, adolescência, jovens e adultos. As propostas implementadas buscam articular uma política de formação que gire em torno de uma perspectiva que integre saberes humanos e saberes docentes, saberes escolares e saberes culturais, desenvolvimento humano e desenvolvimento profissional. Para tanto, ao longo dessa trajetória busca-se concretizar uma proposta que atenda alguns princípios, como: “(re)significar” a lógica escolar, a organização e a função social da escola; reconstruir e construir a prática docente que temos e a que queremos, promover tempos e espaços de discussão e reflexão sobre educação envolvendo comunidade, educadores, educandos. Destacamos aqui os grupos de formação continuada, encontros pedagógicos, oficinas, ciclos de debates, formação em serviço, Congresso Nacional de Reorientação Curricular. Essas categorias, entre outras, são disponibilizadas principalmente aos educadores que estão inseridos numa organização de trabalho escolar por Ciclos de Formação.

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