A constituição e a profissionalidade docente: um estudo com professores de educação profissional

Marcia de Souza Hobold

Resumo


A ação pedagógica do professor de Educação Profissional torna-se indispensável para o desenvolvimento de competências necessárias ao ingresso e permanência do estudante dos cursos de tecnologia no setor produtivo. Desta forma, o professor de EP é o sujeito desta pesquisa, que tem como objetivo central investigar quais são as dimensões constitutivas da profissionalidade dos professores desta modalidade de ensino. O eixo teórico da pesquisa foi constituído a partir de Tardif, Pimenta, Sacristán, Placco e Contreras, que discutem o conceito de profissionalidade docente e por Cunha, Peterossi e Kuenzer sobre a Educação Profissional. Para a pesquisa de campo, foram selecionados dez professores de uma Escola de Educação Profissional da cidade de Joinville. Criou-se e utilizouse, então, como instrumento de pesquisa, a entrevista semi-estruturada. Para a entrevista, lançou-se mão de um roteiro que serviu como parâmetro para a “conversa”. A partir deste roteiro, emergiram categorias de pesquisa. Para a análise das narrativas dos entrevistados, a técnica utilizada foi a análise de conteúdo.

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