Tempos e espaços Ciber e sua contribuição educacional

Maristela Vanzuita Machado, Ulises Mestre Gomez

Resumo


Nesta produção buscamos refletir sobre a apropriação educacional do
ciberespaço. Inicialmente, são abordados alguns aspectos teóricos sobre os dilemas
e perspectivas desta apropriação na Educação Básica brasileira, baseando-se em
dados oficiais (MEC/INEP, 2003), os quais demonstram, entre outros aspectos, a
desigualdade do uso educativo do ciberespaço entre escolas públicas e privadas.
E, em um segundo momento, apresenta-se uma proposta de formação contínua
com uso do ciberespaço, para docentes do Ensino Superior em Las Tunas, Cuba.
Encontramos, em cada experiência, a necessidade de viabilização de condições
institucionais e de formação continuada para professores. Percebemos que as
possibilidades promovidas pelas dinâmicas do ciberespaço fragilizam a educação
formalmente escolarizada ainda presente na atualidade. Tempos e espaços ciber
já não delimitam a educação em quatro paredes, ou compartimentam os
conteúdos escolares em manuais, mas pressupõem um novo Ethos educativo.

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