• Resumo

    A leitura na universidade: o que diz o aluno?

    Data de publicação:
    Esta pesquisa investiga as histórias de leitura de alunos do primeiro ano do curso de Pedagogia, buscando compreender como veio se formando a competência para a leitura durante esse percurso, desde os eventos ocorridos fora do âmbito escolar, até a passagem desses sujeitos pela escola, chegando ao atual momento, ou seja, seu desempenho no ensino superior. Busca, nos fundamentos do interacionismo, o entendimento sobre a formação da competência para a leitura, e, no enfoque discursivo, as relações sociais presentes nos eventos de leitura, uma vez que há sempre o encontro de sujeitos e o confronto dos seus discursos nos atos de leitura. Apresenta a fala dos professores sobre o desempenho dos alunos na leitura dos textos científicos, bem como a auto-imagem deles sobre esse mesmo momento, ou seja, a leitura na universidade.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal