• Resumo

    Biblioteca Pública: a questão dos interesses de leitura como indicadores de critérios para a seleção e aquisição de arquivos

    Data de publicação: 16/03/2009
    Campinas tem quatro bibliotecas públicas. Com uma população de quase um milhão de habitantes e com 850 bairros, o número de bibliotecas é pequeno para atender às necessidades de informação principalmente dos moradores de bairros periféricos da cidade. Em vista disso, foi proposta uma investigação com o objetivo de conhecer os interesses de leitura desses habitantes que não freqüentam a Biblioteca Pública. Para tanto, foi feito um levantamento em mapas de zoneamento da cidade, a partir dos catálogos de usuários, a fim de diagnosticar quais regiões são mais carentes de um trabalho com a leitura. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um Roteiro de Entrevista Estruturada. Foram entrevistados, através de uma amostra estratificada, 880 moradores com o propósito de conhecer os interesses de leitura desses possíveis leitores residentes nos 40 bairros selecionados. Os resultados alcançados tiveram como meta traçar diretrizes para o estabelecimento de uma Política da Secretaria Municipal de Cultura para implantar bibliotecas setoriais, com acervos adequados às necessidades e interesses dos leitores, reestruturando desse modo a Rede de Biblioteca Pública de Campinas. Assim, acredita-se, será possível viabilizar uma proposta de programa de incentivo à leitura para aqueles moradores que não tiveram o direito de ter acesso aos bens culturais dos letrados e, portanto, de exercer sua cidadania.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal