Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da Geometria

Claudia Regina Flores, Méricles Thadeu Moretti

Resumo


É unanimidade entre pesquisadores em educação matemática que a visualização
de figuras bidimensionais e tridimensionais é muito complexa para uma grande
maioria de alunos. É sobre este ponto, da dificuldade de olhar e a ler as figuras
geométricas, que este trabalho pretende refletir. Procuramos, deste modo,
compreender a problemática da representação do espaço no mundo artístico da
renascença, embasados em aspectos filosóficos e/ou epistemológicos, procurando
compreender que os modos de ver são culturais, de uma época e que eles interagem
com os modo de representação espacial. Cremos que a análise da história do
processo do desenho em perspectiva mostra-se necessário particularmente na
educação matemática, uma vez que as práticas educativas estão fundamentadas
na cultura, nos modos de aprendizagem e nas tradições.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais