• Resumo

    Olhar em perspectiva: análise da representação do espaço e suas implicações na visualização de figuras tridimensionais no ensino da Geometria

    Data de publicação: 30/07/2008
    É unanimidade entre pesquisadores em educação matemática que a visualização de figuras bidimensionais e tridimensionais é muito complexa para uma grande maioria de alunos. É sobre este ponto, da dificuldade de olhar e a ler as figuras geométricas, que este trabalho pretende refletir. Procuramos, deste modo, compreender a problemática da representação do espaço no mundo artístico da renascença, embasados em aspectos filosóficos e/ou epistemológicos, procurando compreender que os modos de ver são culturais, de uma época e que eles interagem com os modo de representação espacial. Cremos que a análise da história do processo do desenho em perspectiva mostra-se necessário particularmente na educação matemática, uma vez que as práticas educativas estão fundamentadas na cultura, nos modos de aprendizagem e nas tradições.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal