• Resumo

    Sociologia da Educação: uma leitura dos novos objetos de pesquisa

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    O presente artigo tem como objetivo resgatar, inicialmente, o percurso da Sociologia da Educação na consolidação como campo da ciência. Desde os clássicos do século XIX até os dias atuais, procurou-se elucidar a associação das tendências sociológicas ao modo de organização da sociedade em cada período histórico. Desnuda-se uma importante vertente sociológica que se denomina macrossociologia, cuja abordagem, com o passar do tempo, mostrou-se insuficiente para explicar as tensões e contradições existentes na vida social. Assim, o surgimento de novas perspectivas de análise microssociológicas expressam a tentativa de ultrapassar o pensar estéril das teorias desgastadas e, ao mesmo tempo, de alocar a diversidade de paradigmas que vieram garantir a passagem de concepções teóricas abstratas, universais e mecanicistas para formas concretas, particulares e contingentes de teorização. As análises acerca das trajetórias escolares e de trabalho, como um novo objeto de pesquisa sociológica, constituem a referência deste trabalho para exemplificar as inúmeras possibilidades que estas novas tendências oferecem quanto à articulação entre as abordagens macro e microssociológicas. Por fim, este trabalho é uma contribuição para as reflexões sobre o tempo e o lugar da Sociologia da Educação no quadro intelectual contemporâneo, assim como sobre a natureza específica da investigação sociológica.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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