• Resumo

    Tendências curriculares que norteiam o projeto educativo do ensino fundamental nos municípios filiados à Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri)

    Data de publicação: 16/03/2009
    Esta pesquisa buscou investigar as tendências curriculares que norteiam os projetos educativos do Ensino Fundamental dos municípios filiados à Associação dos Municípios da Foz do rio Itajaí – AMFRI. Teve como intuito investigar os desdobramentos do exercício da política curricular descentralizada, levantando quais as tendências curriculares (tradicional, crítica ou pós-crítica) que orientam as propostas curriculares de cada município. O estudo se caracterizou como uma pesquisa de caráter qualitativo realizado com base na análise documental e na análise de conteúdo das propostas curriculares e de entrevistas. A pesquisa mostrou que dos onze municípios da AMFRI apenas dois possuem proposta curricular própria. No entanto, o contato com as Secretarias de Educação dos demais municípios permitiu observar que há uma intenção de formulação de projeto próprio e que até o momento da realização deste estudo, vinham se orientando na Proposta Curricular do Estado e nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s. Além disso, a pesquisa sinalizou que apenas um município indica em seu projeto uma orientação curricular numa perspectiva pós-critica, enquanto que alguns parecem estar vivenciando um processo de transição que tenta superar o tradicional para construir uma proposta que, por vezes, parece indicar uma tendência crítica e/ou pós-critica em relação ao currículo.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal