• Resumo

    O processo grupal na pesquisa em educação ambiental: reflexões compartilhadas

    Data de publicação:
    Este trabalho apresenta reflexões compartilhadas de três pesquisas em educação ambiental desenvolvidas junto ao programa de pós-graduação em educação para ciências na UNESP-Bauru. Embora os trabalhos sejam desenvolvidos em espaços sociais diferentes, fundamentam-se na mesma metodologia de pesquisa: a pesquisaação- participativa. Um dos seus princípios metodológicos mais relevantes é a formação de “parceiros de pesquisa” com a finalidade de gerar conhecimentos e ações sócio-ambientais transformadoras. A formação de “parceiros de pesquisa” é etapa inicial e essencial dessa metodologia. Duas das investigações têm como atores sociais os moradores de um núcleo habitacional de Bauru, estudando dois temas: a história da transformação ambiental local e os indicadores de qualidade de vida para esta comunidade. A terceira investigação envolve alunos de graduação da UNESP-Bauru, que diagnosticam a problemática dos resíduos no ambiente universitário. Este trabalho apresenta os dados sobre os processos grupais e procura analisar sua importância e dificuldades tanto no desenvolvimento da pesquisa acadêmica quanto na ação educativa dos grupos em questão. Para esta análise, relacionamos as informações obtidas nas três experiências às discussões teóricas da pesquisa social e ambiental, numa perspectiva da pesquisa qualitativa.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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