• Resumo

    As escolhas dos conteúdos no currículo de arte

    Data de publicação: 19/03/2009
    O artigo aqui apresentado é parte da dissertação Currículo de Artes: as escolhas dos conteúdos sob o olhar dos professores que teve como objetivo geral investigar o processo de seleção e organização dos conteúdos trabalhados pelos professores de Arte da Rede Municipal de Educação de Blumenau, Santa Catarina, a fim de identificar e compreender a intencionalidade desses professores. Por ser, nesta pesquisa, o currículo compreendido como um espaço dinâmico de escolhas sociais, culturais e políticas, houve a atuação com os sujeitos envolvidos no processo por meio de grupo de estudos, formado por doze professoras. As falas aqui apresentadas foram levantadas em encontros quinzenais que tiveram como enfoque o currículo de Arte. Os dados revelaram diferentes olhares para as questões referentes ao ensino da arte, ao currículo e à seleção e organização de conhecimentos.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal