• Resumo

    Professores em formação e suas significações sobre a mulher e a criatividade

    Data de publicação: 19/03/2009
    A pesquisa originária desse trabalho se refere ao estudo da interrelação formação de professores, constituição do sujeito e subjetividade e criatividade, como possibilidade de favorecer ou limitar a constituição de professoras criativas. Com o objetivo de compreender os indicadores que possam favorecer ou limitar a constituição de professoras criativas, realizou-se o acompanhamento da formação inicial de dezesseis (16) professoras, na disciplina Prática de Ensino, que ocorreu durante o primeiro semestre letivo de 2004 (fevereiro – julho) no curso de Pedagogia da UNIVALI. Nessa disciplina, experenciou-se um processo de formação inicial que articulava intervenções de pesquisadores, professoras da instituição formadora e arte-educadoras. Teoricamente, o estudo sustenta-se numa relação tríade entre formação de professores, constituição do sujeito e subjetividade (a partir da perspectiva vigotskiana) e criatividade. Optou-se por registrar o processo de investigação por meio de notas de campo e filmagens em vídeo, seguindo a orientação metodológica em Bauer e Gaskell (2004), sobre pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. As categorias da análise, definidas a posteriori, são denominadas significações e se referem a duas questões fundamentais sobre como a formação inicial de professoras em um contexto específico pode favorecer ou limitar a constituição de professoras criativas: “o que pensam” e “como desenvolvem” sua profissionalidade. Considerou-se que seria pertinente a discussão realizada, apresentar as significações apreendidas sobre a análise de registros de imagens em movimento (uma das etapas de análise realizada). Com tal análise, conclui-se que a elaboração de uma personagem mulher criada pelas professoras em formação, a partir de obras de artistas consagrados, configura, além de projeções valorativas em relação ao papel da mulher e da professora na sociedade atual, aspectos sobre o desenvolvimento da criatividade.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal