• Resumo

    Reinventando as estratégias de ensino e aprendizagem: quando a criatividade fala mais alto

    Data de publicação: 19/03/2009
    Este artigo tem como finalidade relatar os resultados de uma investigação sobre as estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas pelos docentes do Ensino Superior no Curso de Pedagogia, para atingir os objetivos de aprendizagem das disciplinas que compõem o programa, contribuindo para a compreensão destas como elementos fundamentais à formação docente. Foram mapeadas as estratégias de 20 (vinte) disciplinas desenvolvidas em dois Campi que oferecem o Curso de Pedagogia para observação da conexão entre as estratégias mapeadas e os ‘modos de aprendizagem’ propostos por Bíscaro e adaptados no quadro de referências desse trabalho, a saber: aprender pela experiência, pela teoria, pela simulação, pelo desenvolvimento psicológico. Buscou-se analisar se as estratégias utilizadas no ‘ato pedagógico’ conseguem transpor uma visão racional e moderna de educação em direção a uma visão de educação pós-crítica.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal