• Resumo

    O aluno com deficiências visuais e suas lembranças da escola

    Data de publicação: 19/03/2009
    Este artigo discute a questão da inclusão do aluno com diferenças visuais, considerando suas lembranças escolares. Foram analisados três depoimentos orais de alunos com diferenças visuais, matriculados em cursos de graduação da Universidade do Vale do Itajaí. As análises desenvolvidas pautaram-se na perspectiva histórico-cultural. Ficou evidente que a história escolar desses alunos decorreu em meio a muitas dificuldades que vão desde a falta de materiais adaptados ao isolamento em função do preconceito que a pessoa cega ou com outras limitações visuais enfrenta cotidianamente na escola. O apoio da família, a vontade de superação das dificuldades impostas mais pela sociedade do que por suas limitações, a compreensão e estímulos de alguns (poucos) professores durante essa trajetória parecem ser algumas das condições que propiciaram a esses alunos vencerem a exclusão escolar.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal