• Resumo

    O capital social no processo educativo

    Data de publicação: 19/03/2009
    O artigo analisa o conceito de capital social e sua relevância para o sucesso escolar dos jovens. Em primeiro lugar, examinam-se as origens e definições do conceito na literatura científica, com especial atenção à formulação de Bourdieu e Coleman, que constituem a referência obrigatória de toda a literatura sobre o tema. Em segundo lugar, analisam-se as formas de capital social, as suas funções e os mecanismos através dos quais é ativado em diferentes contextos: na família, na comunidade e na escola. Ressalta-se que o capital social é um conceito situacional e dinâmico: situacional, porque depende da combinação específica das variáveis contextuais; dinâmico, porque não indica a “posse” de recursos que se mantém inalterados no tempo. O capital social, de fato, muda continuamente em relação a várias circunstâncias da vida e requer investimentos contínuos, como qualquer outra forma de capital.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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