• Resumo

    O que os professores têm a dizer sobre a educação inclusiva na universidade?

    Data de publicação: 19/03/2009
    Nesta pesquisa, buscamos analisar as condições de oferta do ensino inclusivo na universidade, na perspectiva dos professores. Participaram deste estudo nove professores de uma Universidade de Santa Catarina, que tinham alunos com necessidades especiais em sala de aula. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utilizou para a coleta dos dados a entrevista estruturada, gravada em áudio e transcrita integralmente. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, segundo Bardin (1991). As análises empreendidas indicam que os professores necessitam de mais subsídios que garantam a qualidade da prática inclusiva, uma vez que apresentam muitas dificuldades ao lidar com o aluno com necessidades especiais em sala de aula. As dificuldades apontadas referem-se à seleção de estratégias de ensino e avaliação. Os educadores devem se conscientizar do seu papel no processo inclusivo, sendo aquele que media as relações do processo de ensino-aprendizagem, para que busquem incluir os alunos, afastando o preconceito e contribuindo com um ensino de qualidade. A universidade demonstrou favorecer a inclusão, mas o caminho é longo para que se efetivem as transformações necessárias no sentido de promover a educação para todos.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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