• Resumo

    Refletindo sobre a prática pedagógica: a formação de professores para uma escola inclusiva

    Data de publicação: 19/03/2009
    O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto às acadêmicas do curso de Pedagogia, na disciplina de Educação Especial, desenvolvida no 8º período, como parte do Programa de Formação Continuada de Professores da UNIVALI. O trabalho tem por objetivo analisar a utilização de uma estratégia de ensino que une o relato de situações cotidianas, vivenciadas pelas acadêmicas, à pesquisa bibliográfica sobre o tema. As alunas foram divididas em grupos, selecionaram uma criança com necessidades especiais matriculada em escola regular ou especial, relataram as relações vivenciadas por esta criança em casa e na escola, pesquisaram o que a bibliografia especializada traz sobre aquela necessidade especial e, por fim, apresentaram o trabalho ao grande grupo. Ao final da apresentação dos grupos, as alunas responderam a um questionário para avaliar a estratégia utilizada. Os resultados apontam que este tipo de organização permite às alunas participarem mais ativamente das aulas, compartilhando sua autoria.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal