• Resumo

    O TRABALHO DE PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA NITEROIENSE: LIMITES DA PRECARIZAÇÃO OU PRECARIZAÇÃO SEM LIMITES

    Data de publicação: 30/09/2016

    Neste artigo, recorte de uma tese de doutorado em Educação, objetivou-se perscrutar o contexto de atuação dos professores de Língua Portuguesa de três escolas municipais de Niterói-RJ, procurando entender as condições concretas de realização de seu trabalho, seus limites e suas possibilidades, de acordo com as versões da realidade produzidas pelos próprios professores. Para tanto, no referencial teórico, lançou-se mão do materialismo histórico e dialético e da teoria da enunciação, de fundamentação bakhtiniana, os quais também guiaram a metodologia adotada. Como dispositivos enunciativos, utilizaram-se questionários semiestruturados, grupos focais e entrevistas individuais. Como resultado, destacou-se o panorama de sucateamento das escolas públicas e de precarização das condições de vida e de trabalho dos docentes, decorrente do próprio acirramento das relações materiais e não materiais na realidade em que atuam.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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