• Resumo

    COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO DA AÇÃO DOCENTE: ressignificando o conceito

    Data de publicação: 23/03/2009
    O objeto de estudo deste texto é a questão da (re) significação do conceito de competência, na área da educação. Pretende-se compreender o significado de competências no contexto da ação docente, não somente para um saber fazer, mas também para um saber pensar e agir mais significativo e mais comprometido com a aprendizagem. Esta discussão surge da necessidade de se definir um conceito de competência para a educação, mais especificamente para a ação docente, haja visto as disparidades de significados, inclusive o que o MEC nos apresenta nas Diretrizes Curriculares, dificultando mais ainda a compreensão do conceito. A discussão do significado e do conceito de competência na área da educação esteve voltada, por muito tempo, à educação profissional, numa perspectiva puramente técnica. Falar em competência, nesta área, remonta aos anos setenta, no Brasil, para uma educação fundamentada na racionalidade técnica, onde a maior preocupação “era ensinar a fazer”. Pretende-se ultrapassar estes limites de compreensão, iniciando com a análise de conceitos utilizados na área da educação, aprofundando a lógica da construção do conhecimento para a competência. Ainda é apresentado um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como as três dimensões do trabalho docente: teórica, técnica e interpessoal, finalizando com um posicionamento pedagógico do termo competência.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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