• Resumo

    Condições e contradições do ensino-aprendizagem: reflexões acerca de uma pedagogia político-crítica em Paulo Freire no contexto de uma socioedade de consumo

    Data de publicação: 23/03/2009
    Um novo tipo de relação, consolidado pelos meios de comunicação de massa, evidencia o poder expressivo que a técnica tem adquirido numa sociedade de consumo. Ao criticar a ideologia do capitalismo tardio e seu discurso fatalista, que convida o indivíduo a uma submissão acrítica, o presente ensaio considera uma pedagogia político-crítica nos moldes de Paulo Freire como forma de evidenciar os mecanismos sociais e culturais de poder. Considera-se que uma redefinição do papel dos cursos universitários na formação profissional contemporânea deve reconhecer o quadro geral do processo do mundo globalizado, porém, deve admitir que necessitam ser edificados a partir de um exame crítico de seus problemas e de suas contradições. A maior contribuição desta proposta consiste no estabelecimento do caráter construtivo-político da aprendizagem, tornando-se tal postura teórica e perspectiva fortes argumentos contra o instrucionismo e ênfase economicista-tecnicista ainda dominante na esfera educacional universitária.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

Access journal